Teoria
• A Memória como Construção na Imaginação Arquitectónica de Viollet-le-Duc
Um texto fantástico que nos mostra a inovadora abordagem de Viollet-Le-Duc sobre a arquitetura, compreendendo-a como organismo, como corpo, com ossatura e pele, que para ser compreendido tem que ser dissecado como numa aula de anatomia e segundo os seus princípios.
Mostra também a sua teoria de recomposição ou criação de qualquer coisa impossível, como um centauro, desde que se conheçam algumas das suas partes (homem+ cavalo). Esta teoria vai apoiar a sua abordagem ao Restauro, reconstituindo as lacunas de uma ruína numa unidade total, inventando ainda outros elementos que, ainda que nunca tivessem pertencido ao edifício, podiam ajudar a criar uma imagem exemplar das técnicas, processos construtivos e léxico formal daquela época precisa.
• Reabilitação ou Fraude
José Aguiar
Revista PATRIMÓNIO, nº 2, 2014. Imprensa Nacional/ DGPC
• Práxis em Arqueologia da Arquitetura
Maria Ramalho, Arqueóloga in PROMONTORIA, Ano 9, Número 9, 2011
A intervenção na arquitetura contemporânea como tema emergente do restauro
Simona Salvo, traduzida por Beatriz Mugayar Kühl, 2008
Algumas Notas sobre Cesari Brandi e (m) Portugal
José Aguiar, 2007
• Projecto de Conservação: da Importãncia do Método à Oportunidade das Surpresas.
José Aguiar, 2004
• Métodos de Avaliação do Estado de Conservação dos Edifícios
João B. Pedro, António Vilhena, J. Vasconcelos Paiva, Ana Pinho, 2011
Nesta comunicação são descritos e comparados três métodos de avaliação do estado de conservação dos edifícios, desenvolvidos no LNEC na última década: «Metodologia de certificação das condições mínimas de habitabilidade» (MCH), «Método de avaliação do estado de conservação dos imóveis» (MAEC) e «Método de avaliação das necessidades de reabilitação de edifícios» (MANR).
Inclui Fichas de Avaliação.
• PATORREB
Base de dados online em desenvolvimento, focada sobre as patologias da construção, desenvolvida pelo Grupo de Estudos da Patologia da Construção da FEUP-Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, com a participação de outras universidades: IST, UNL, FCTUC, UM, UBI, UA e UTAD. Inscrição gratuita.